qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Entidade tradicionalista mais antiga de Sant’Ana do Livramento

CTG Fronteira Aberta

O CTG Fronteira Aberta foi fundado em 11 de maio de 1955 por um grupo de jovens, amigos e sócios do Clube Caixeiral, cujo anseio era cultivar nossa cultura e nossas tradições, tendo como lema: a lealdade e a franqueza. Durante toda sua trajetória sempre primou por isso. Além de ser a entidade tradicionalista mais antiga de Sant’Ana do Livramento, o CTG Fronteira Aberta é uma das mais antigas da 18a Região Tradicionalista.

Desde a sua fundação, o CTG Fronteira Aberta vem, ao longo dos anos, se transformando em uma das principais entidades do nosso estado, com uma história rica e repleta de conquistas, onde podemos destacar a parte cultural; as prendas que conquistaram títulos regionais e estaduais na parte artística; com seus integrantes, tanto nos individuais como nas conquistas dos festivais; em grupo, com suas Invernadas de Danças que sempre representam muito bem a nossa cidade nos festivais por todo estado. Destaque para a conquista inédita para, Sant’Ana do Livramento, do primeiro lugar no ENART (Encontro de Arte e Tradição), força B que simboliza um marco para o CTG, sendo também a primeira Invernada a conquistar este título na região.

Atualmente, a nova gestão assumiu a entidade na pandemia, um desafio enorme devido ao momento e também uma responsabilidade imensa para manter a entidade ativa e honrando a sua história.

Na ocasião, visando se aprimorar e evoluir no movimento tradicionalista gaúcho, a entidade criou e reestruturou todos os departamentos e invernadas que compõem o CTG. Reativou o Departamento Campeiro, no qual hoje realiza cavalgadas e participa de cavalgadas em outras entidades. Recentemente criou uma invernada no departamento campeiro que é o grupo de cavalgada que irá representar o CTG na busca da chama na cidade de São Gabriel. Buscando resgatar a parte cultural que, com o tempo foi se perdendo, se reestruturou todo departamento e hoje contamos com vários jovens que fazem parte do cultural e realizam palestras, seminários e oficinas. Recentemente, no último dia 25 de agosto, o CTG realizou seu concurso interno de peões e prendas e contou com mais de 15 jovens participando com seus familiares e amigos.

Na parte artística, a entidade tem ativa seu grupo de de- clamadores, intérpretes, músicos e dançarinos que levam o nome da entidade e de Sant’Ana do Livramento por todo o estado. Suas Invernadas de Danças participarão nos próximos meses do JUVENART (Categoria Juvenil) e do FESTMIRIM (Categoria mirim), ambos na cidade de Santa Maria.

Na parte de esporte também reativamos o departamento e, hoje em dia, além de estar com a sala de jogos aberta para os associados, também está com dois trios de trucos que participam de campeonatos em todo o estado, sendo no último ano finalistas do ENECAMP (Encontro de Esportes Campeiros) e neste ano novamente estarão nos representando na grande final do estado.

O CTG Fronteira Aberta tem orgulho e se honra em ter toda essa equipe de integrantes representando e levando nossa bandeira por todo o Rio Grande e também em ser uma entidade que trabalha os 365 dias do ano, sempre em prol da cultura e da nossa tradição, procurando incentivar os jovens a darem continuidade nesse legado.

Em setembro, teremos várias atividades para todos os tipos de público: cavalgada – dia 08 de setembro; palestras culturais durante toda a Semana Farroupilha, inclusive com visitação em escola desde o início do mês; jantares; show e bailes durante toda a Semana Farroupilha, começando no dia 06 de setembro com o evento onde será apresentado a nova gestão de peões e prendas da entidade. Fica, então, o convite a todos que queiram nos prestigiar neste Mês Farroupilha!

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados